top of page

Exame de Suficiência CFC - Grupo de Estudos

Público·42 Candidatos

Garantia Padrão x Garantia Estendida (Aplicação do CPC 47- Receita de Contratos com o Cliente)


Existem dois tipos principais de garantia no CPC 47, vejamos:

  • Garantia Asseguradora (ou Garantia Padrão): Esta é uma garantia que assegura ao cliente que o produto funcionará conforme as especificações acordadas por um período de tempo. Ela é uma obrigação do vendedor de corrigir defeitos existentes no momento da venda. A receita para este tipo de garantia não é separada da venda do produto. Em vez disso, a empresa reconhece uma provisão para garantia (uma estimativa dos custos futuros para cumprir a garantia) no momento da venda do produto, e essa provisão é ajustada conforme os custos reais ocorrem. A receita do produto, incluindo o valor "embutido" da garantia, é reconhecida no momento da entrega do produto ou da satisfação da obrigação de desempenho principal.

    A forma de contabilização e reconhecimento dos custos desse tipo de garantia é estabelecido pelo CPC 25 - Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes.

  • Garantia de Serviço (ou Garantia Estendida/Opcional): Esta é uma garantia que oferece ao cliente um serviço adicional além da garantia asseguradora. Geralmente, o cliente tem a opção de comprar essa garantia separadamente ou ela oferece benefícios que vão além da simples correção de defeitos existentes no momento da venda. Para este tipo de garantia, a empresa tem uma obrigação de desempenho separada. Isso significa que a receita associada a essa garantia de serviço deve ser reconhecida ao longo do tempo da garantia, pois a empresa está prestando um serviço contínuo ao cliente durante esse período. (Veja um Exemplo de Contabilização)

13 visualizações
  • Blogger
  • Whatsapp
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page