O que é uma Mudança de Estimativa Contábil?
O CPC 23 define que: "Mudança na estimativa contábil é um ajuste nos saldos contábeis de ativo ou de passivo, ou nos montantes relativos ao consumo periódico de ativo, que decorre da avaliação da situação atual e das obrigações e dos benefícios futuros esperados associados aos ativos e passivos."
Não entendi nada! Calma...
O que o CPC quer dizer é que quando a empresa ajusta os números que ela estimou (calculou por alto) no passado, porque as coisas mudaram ou ela tem informações melhores agora, isso é uma mudança na Estimativa Contábil. É como se a empresa desse uma 'atualizada' nos seus cálculos para refletir a realidade mais recente, seja nos seus bens (ativos) e dívidas (passivos), ou em como ela usa seus recursos ao longo do tempo (depreciação, amortização ou exaustão).
Exemplo para clarear:
Imagine que uma empresa de ônibus inicialmente estima que seus veículos vão durar 10 anos. Depois de 5 anos, eles percebem que, por causa das condições das estradas, os ônibus estão se desgastando mais rápido e, na verdade, só vão durar 7 anos.
A "mudança na estimativa contábil" é o ajuste que a empresa faz para considerar que os ônibus vão durar menos. Isso vai mudar como eles calculam o "gasto" do ônibus a cada ano (depreciação). É uma atualização baseada em novas informações.
Saiba mais em: https://evolutivacontabilidade.hopp.to/evolutiva-contabilid
