Entrega dos documentos da Malha Fina do IRPF 2023/2024: Início em Janeiro de 2025
- Evolutiva Contabilidade

- 27 de dez. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 8 de jul.

A entrega dos documentos da Malha Fina do IRPF - Declarações de Imposto de Renda exercício 2024, ano-calendário 2023, que ficaram retidas, tem início em janeiro de 2025.
Nesse post vamos te explicar o que você precisa fazer para liberar sua DIRPF.
Participe do nosso grupo gratuito de Tira-dúvidas sobre Imposto de Renda:
Os contribuintes que tiveram sua DIRPF/2024 retida em Malha Fina, mas que não necessitaram retificar, em virtude de todas as informações apresentadas estarem corretas, poderão, a partir de janeiro de 2025, enviar à Receita Federal toda a documentação que serviu de base para elaboração de sua Declaração.
O objetivo da Receita Federal com a medida é promover aos contribuintes a liberação da sua Declaração retida em Malha Fiscal com maior brevidade, sem a necessidade que esses contribuintes tenham que aguardar serem intimados para a regularização das pendências encontradas.
Importante ressaltar, que aqueles contribuintes que já receberam Intimação da Receita Federal devem estar atentos ao prazo desta, e não necessitam aguardar até a Janeiro de 2025 para enviar a documentação.
Para fazer a entrega da documentação e liberar sua DIRPF da Malha Fiscal, o primeiro passo é saber se sua Declaração caiu na malha, quais são as pendências e analisar se realmente não precisa retificar sua declaração de imposto de renda.
Caso tenha dúvidas sobre a necessidade ou não de retificar a DIRPF, o recomendado é que o contribuinte procure ajuda profissional de um Contador. Se esse é o seu caso, conheça o nosso serviço para ajudar você a sair da "Malha Fina".
O nosso serviço inclui a análise dos motivos que levaram sua DIRPF ficar retida em Malha, orientação do que deve ser feito para ser liberada, bem como a realização e acompanhamento de todos os procedimentos junto a Receita Federal para a solução do problema, como: - Entrega de Documentos de Malha; - Solicitar Retificação de lançamento de Malha; - Impugnar Notificação de Malha; - Emissão de DARF para pagamento do Imposto; - Parcelamento do Imposto; dentre outros.
Você será atendido por um profissional experiente!

Se quer saber se sua DIRPF está retida em malha, temos um post com um passo a passo para te ajudar.
Para entregar antecipadamente a documentação e liberar a Declaração de Imposto de Renda da Malha Fiscal, o contribuinte precisa aguardar até Janeiro do ano seguinte ao do Exercício da entrega, o que para a DIRPF/2024 ocorre em janeiro/2025. Para tanto, a partir da referida data o contribuinte deve realizar o seguinte passo a passo:
1- acessar o serviço de processos digitais da Receita Federal por meio do e-cac no link: https://cav.receita.fazenda.gov.br/eCAC/publico/login.aspx?sistema=51;
2- ao abrir a página, deve clicar em "Entrar com gov.br" e fazer login usando o cpf e a senha de acesso a sua conta gov;
3- após logar, será exibido a tela abaixo e o contribuinte deve selecionar a opção "Solicitar Serviço via Processo Digital":

4- na tela seguinte o contribuinte deve preencher os campos indicados como na imagem e clicar em "Solicitar Serviço":

5- Após a finalização do passo 4, será criado um processo digital e na página inicial o contribuinte deve selecionar a opção "Minhas Juntadas de Documentos", conforme imagem abaixo:

IMPORTANTE: O contribuinte deve juntar ao processo, defesa escrita argumentando as razões de direito que devem prevalecer por ocasião da análise da documentação pela Receita Federal. O recomendado é que o contribuinte não faça por conta própria tal defesa, mas que procure ajuda profissional para não ter sua solicitação indeferida e continuar com sua Declaração retida em Malha Fiscal. Contrate o nosso serviço que vai tirar você da "Malha Fina".
Um outro detalhe não menos importante, é que devem ser juntados ao processo não apenas os documentos referente a pendência apontada no relatório de Malha Fiscal, mas TODOS os documentos que serviram de base para a elaboração da Declaração de Imposto de Renda.
Durante os nossos mais de 18 anos de experiência com Imposto de Renda, recebi e ainda recebo, muitas dúvidas sobre a Malha Fiscal ou "Malha Fina", como também é conhecida.
Ao longo de todos esses anos atendemos clientes com os mais diversos casos de retenção em "Malha Fina" e resumidamente, o que temos a dizer é que a Receita Federal tem modernizado seus sistemas de controles e fiscalização. Então, é muito importante entender sobre o funcionamento do sistema de "Malha" para evitar "dores de cabeça".
Por isso, convido você para assistir a gravação da LIVE sobre Malha Fiscal disponível em nosso Canal do Youtube.
Para assistir, você pode clicar no BANNER abaixo:





Comentários