Termo de Intimação Fiscal da Malha Fina do IRPF, o que fazer?
- Evolutiva Contabilidade

- 15 de ago. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 14 de jul.

Nesse post você entenderá sobre o que fazer ao receber um Termo de Intimação Fiscal da Malha Fina do IRPF.
SUMÁRIO
O Termo de Intimação da Malha Fina do IRPF é documento pelo qual a Receita Federal solicita ao Contribuinte que comprove as informações constantes em sua Declaração de Imposto de Renda. A necessidade dessa comprovação decorre de divergências encontradas entre o que foi informado pelo contribuinte e por outros informantes.
Após receber a Notificação Fiscal o contribuinte deverá adotar uma das seguintes providências:
- Enviar uma Declaração Retificadora: Caso identifique que as divergências constantes do Termo de Intimação Fiscal tenham sido decorrentes de erro no momento do preenchimento de sua Declaração de Imposto de Renda, o contribuinte deve providenciar a retificação da informação por meio do envio de Declaração Retificadora; ou
- Apresentar os Documentos Comprobatórios: Caso identifique que não há erros e que as informações prestadas em sua Declaração estão condizentes com a documentação que serviram de base,o contribuinte deve apresentar a documentação a Receita Federal.
Para saber como enviar a documentação para a Receita Federal e ter sua DIRPF/2024 liberada, confira o post clicando no LINK:
Para apresentar a documentação relativa a Intimação Fiscal recebida o contribuinte deve:
Passo 1: Acessar o e-processo da Receita Federal utilizando seu login e senha da conta Gov.br pelo link: https://eprocesso.cav.receita.fazenda.gov.br/eprocessocontribuinte/tela_inicial
Passo 2: Após acessar o e-processo será apresentada a tela inicial do sistema, como apresentado na imagem abaixo, e o contribuinte deve selecionar a opção "Solicitar Serviço via Processo Digital"

Passo 3: Na página seguinte selecionar as opções "MALHA FISCAL IRPF" e "Atender Termo de Intimação", como na imagem abaixo, informando logo em seguida o número da Intimação recebida e telefone para contato

Passo 4: Após solicitar o serviço volte para a tela incial do e-processo e selecione a opção "Processos em que sou o Interessado Principal" selecione o processo que foi criado pelo passo anterior e anexe toda a documentação que serviu de base para elaborar sua Declaração de Imposto de Renda, ainda que estas não constem da Intimação recebida.
Passo 5: Após anexar a toda a documentação, assine digitalmente e envie.
Importante: Além de anexar toda a documentação é fundamental que o Contribuinte apresente por escrito as razões pelas quais a Receita Federal deve aceitar as informações apresentadas. Por esse motivo, o Contribuinte deve considerar obter ajuda profissional para apresentar sua defesa e conseguir ter sucesso e celeridade no processo. Dessa forma, ele terá sua DIRPF liberada com maior brevidade da Malha Fina e evitar maiores transtornos.
Obtenha ajuda Profissional para sair mais rápido da Malha Fina!
O nosso serviço inclui a análise dos motivos que levaram sua DIRPF ficar retida em Malha, orientação do que deve ser feito para ser liberada, bem como a realização e acompanhamento de todos os procedimentos junto a Receita Federal para a solução do problema, como: - Entrega de Documentos de Malha; - Solicitar Retificação de lançamento de Malha; - Impugnar Notificação de Malha; - Emissão de DARF para pagamento do Imposto; - Parcelamento do Imposto; dentre outros.
Você será atendido por um profissional experiente!

Entenda como funciona a Malha Fiscal do Imposto de Renda ou "Malha Fina" como é conhecida. Em nosso Canal do Youtube https://www.youtube.com/@EvolutivaContabilidade temos contéudo que fará você entender sobre o assunto e muito mais! No Vídeo abaixo detalhamos tudo para você:
Muitos clientes me perguntam sobre como a Receita Federal obtém as informações fiscais dos Contribuintes e se a Declaração pré-preenchida é confiável. Então resolvi responder sobre o assunto em uma LIVE especial que ficou salva em nosso Canal do Youtube e que você pode assistir clicando abaixo:






Comentários